Resenha| Princesa das Águas, de Paula Pimenta

00:03 Luiza Lamas 0 Comments



Autora: Paula Pimenta / Ano: 2016 / Páginas: 368 / Editora: Galera Record / Nota: 3/5

Sinopse: "Ele estava tão perto que pude perceber a tonalidade verdadeira dos seus olhos. Antes eu pensava ser da cor de uma piscina. Mas agora eu via que não era bem isso. Eles eram como o mar quando fica mais fundo... Aquele tom exato em que o verde se torna azul."
Arielle Botrel é uma nadadora famosa, prestes a viver o maior desafio de sua existência: participar das Olimpíadas pela primeira vez. Porém, ao contrário do que todos pensam, ela não possui tudo que deseja. Por ser a filha caçula de uma grande família, a garota é muito protegida e, apesar das medalhas e dos troféus, sonha com um cotidiano diferente, onde possa ser livre. Até que um dia um acidente faz tudo mudar. Arielle é apresentada a um mundo novo... E nele existe alguém que vira sua vida de cabeça para baixo. Porém, para conquistá-lo, ela terá que abrir mão de sua voz. Será que Arielle - sem uma única palavra - vai conseguir conquistar esse príncipe? E se no coração dele já existir outra princesa?

Arielle é uma garota de 16 anos que está prestes a realizar um dos maiores sonhos dela: participar das Olimpíadas, que serão sediadas aqui no Brasil, como a maior promessa da natação do país. 

Por ser uma atleta de alto nível, ela tem uma rotina muito rígida de treinos e alimentação, o que faz com que tenha uma vida um pouco diferente das outras jovens da idade dela e se sinta presa ao que o pai e o treinador querem que ela seja, ao invés de realizar as próprias vontades. Isso faz com que Arielle seja um pouco rebelde: ela sai escondido para bares e festas quando na verdade deveria estar polpando o corpo para o esporte. 

Em uma dessas saídas, em uma festa de confraternização de atletas na Suíça (que Sula -ou Sulamita, o nome completo- a convidou), Arielle conhece Erico, um tenista que também é uma promessa das Olimpíadas. Aliás, conhecer não é o verbo correto, o que ela fez foi salvá-lo. Acontece que, em um determinado momento, Erico resolveu sair do ambiente da festa para falar ao telefone (com Arielle o seguindo, porque ela estava louca de paixão por ele) e se assustou com o cachorrinho que o estava perseguindo e acabou por cair na piscina. Arielle, sem pensar duas vezes, correu para resgatá-lo. 

Até que uma ambulância chegasse, a garota achou que deveria mantê-lo acordado, e por isso cantou para ele. Mas, mesmo assim, quando Erico se recuperou do acidente, ele não se lembrou quem o salvou. O garoto tentou fazer uma busca pelas redes sociais pedindo para que a salvadora dele se pronunciasse, mas Arielle não fez isso. 

E agora, como será que os dois vão se reencontrar? Será que esse reencontro vai acontecer mesmo? O que esperar das Olimpíadas? Ela promete!

Eu fiquei muito feliz quando a Sofia (dona desse blog lindo) me perguntou se eu gostaria de ler Princesa das Águas, porque fiquei muito interessada no livro, já que ele é um reconto da história d'A Pequena Sereia, uma das minhas princesas favoritas da Disney. 


De cara, podemos perceber que a estrutura da história original e da adaptação não mudou, veja: 
- Ambas as personagens principais têm 16 anos;
- O pai das duas é super protetor;
- Ambas fazem um acordo com uma pessoa do mal para conquistar o coração do amado;
- Até mesmo os nomes escolhidos pela autora estão fáceis para identificar os personagens: Arielle (Ariel), Erico (Erick), Sula ou Sulamita (Úrsula). 

Sula, uma das garotas da equipe de nado sincronizado do Brasil, aparenta ser muito simpática e prestativa no começo, mas ao longo da narrativa percebemos que não é bem assim. Ela me incomodou MUITO ao longo da narrativa por ser bastante insuportável. 

Algumas ações de Arielle também me deixaram muito irritada, porque ela não media as consequências do que fazia e às vezes tinha pensamentos e tomava atitudes muito infantis. 

Acho que minha nota para o livro foi baixa pela construção ruim dos personagens. O que salvou a narrativa foi Lino, o melhor amigo de Arielle, muito atencioso e cabeça aberta.

Se houver outras releituras da autora, como de A Bela e a Fera (e acredito que vai ter), eu gostaria de ler, mas não é algo que me deixa extremamente ansiosa. Seria mais para passar o tempo. "Princesa das Águas" é o terceiro livro da série Princesas Modernas.  


Luiza Lamas é blogueira e dona do Choque Literário.

Você pode ler também

0 Comentários:

ATIVE AS NOTIFICAÇÕES de resposta clicando em "Notifique-me", no canto DIREITO da caixa de comentários.
Isso aumenta a interação entre blogueiro e leitor e você pode ler minha resposta :)