Resenha: As Amigas da Casa do Sol

20:14 Sofia Trindade 0 Comments

As Amigas da Casa do Sol
Livro no Skoob: WWW
Livro: As Amigas da Casa do Sol
Autora: Fátima Freitas
Ano: 2016 / Páginas: 80
Editora: Autografia
Nota:
Sinopse: As Amigas da Casa do Sol, de Fátima Freitas, é uma reunião de versos poéticos sobre as relações entre as mulheres e as delícias e dores do feminino. A partir das vivências do cotidiano e do ativismo feminista que a autora defende, o livro é rico e empoderado, com pequenos, mas, ao mesmo tempo, poderosos versos.
Fátima, formada em Serviço Social, sempre defendeu as causas sociais. Após acumular vasta experiência trabalhando com mulheres, observou a sororidade entre elas e se interessou pelo feminismo, escrevendo seus textos. Mostrando como as mulheres podem ser suas próprias heroínas, a autora conta o prazer de ser mulher, escrevendo para si e para suas amigas.


Resenha: Uma das mudanças da minha vida nesses últimos dois anos foi conhecer o feminismo cada vez mais. Então, como parte dessa mudança comecei a buscar livros que fale do movimento direta e indiretamente. Por sorte a Editora Autografia me mandou um e-mail apresentando "As Amigas da Casa do Sol", de Fátima Freitas, que reúne diversos poemas tocantes sobre ser mulher.

O livro é pequeno, possui apenas oitenta páginas, e posso dizer que deveria ter pelo menos cem. Fátima me agradou por representar a diversidade feminina. A autora tem poemas para todo público feminino, abrangendo mulheres de todas as formas, orientações sexuais e classes.

A única coisa que me incomodou um pouco na leitura foi a dificuldade que encontrei para entender algumas coisas. Talvez seja porque não estou tão familiarizada com o gênero do livro ou se é natural por conta da minha idade, mas tenho certeza que irei ler o livro de novo e de novo a cada momento em que sentir que estou amadurecendo. Os poemas que mais me atraíram foram: O Beijo das Vaginas (poema LGBT), Poema de Mim e Mulher. Os dois últimos conseguiram me representar de uma forma tão grandiosa, que fica impossível não colocar pelo menos um trecho nessa resenha.

Mulher Toda Mulher
É bela
E Fera
Poema de Mim
...
Do último ano
descobri que não era
quem pensei ser a vida toda
Verdade eu não sabia quem era direito
...
As Amigas da Casa do Sol é uma obra que ao mesmo tempo te mostra um pouco do feminismo te mostra também como é ser livre, como é se sentir forte, mulher. Não posso deixar de lado também o fato da capa ser uma das mais lindas que agora ocupa minha estante. Ela possuí sua simplicidade, mas a ilustração já consegue mostrar toda força e empoderamento que o livro carrega.

Resenha realizada em parceria com a Editora Autografia.

Você pode ler também

0 Comentários:

ATIVE AS NOTIFICAÇÕES de resposta clicando em "Notifique-me", no canto DIREITO da caixa de comentários.
Isso aumenta a interação entre blogueiro e leitor e você pode ler minha resposta :)