Resenha: Um Passado Sombrio

23:48 Sofia Trindade 0 Comments


 Um Passado SombrioAutor: Peter Straub
Ano: 2016 / Páginas: 392
Editora: Bertrand Brasil
Nota:

Sinopse: Em 1966, um carismático e astuto guru, de passagem por um campus universitário do Meio-Oeste norte-americano, reúne um restrito grupo de discípulos, entre estudantes de colegial e universitário de fraternidade, num ritual secreto que resulta em um corpo horrivelmente dilacerado, um garoto desaparecido e as almas abaladas de todos os envolvidos. Quarenta anos depois, um escritor de relativo sucesso e amigo de infância da maioria dos garotos que participaram do ritual – além de marido de uma das garotas envolvidas –, sai em busca de informações sobre essa noite aterrorizante, com um projeto de livro em mente. Porém, para consegui-las, precisará não apenas reencontrar antigos colegas com quem perdeu o contato há décadas, mas também incitá-los a reexaminarem os eventos inomináveis que os têm assombrado desde então. Ao revelar as histórias individuais dos membros do grupo, Um Passado Sombrio eletrifica o leitor de maneira arrepiante e imprevisível – e prova que Peter Straub é, indiscutivelmente, um mestre do horror moderno.


Resenha: Lee Harwell é um escritor muito famoso que busca ideias para um novo projeto, já que seu a gente e sua editora sugeriram que ele escrevesse um livro diferente dos que ele já tinha escrito. Um dia, sem saber que rumo tomar e sobre qual história escrever, Lee se lembra do ano de 1966, um ano que mudou a vida de sua mulher e seus amigos. Spencer Mallon é um guru que acredita em coisas sobrenaturais e busca seguidores para passar seus "ensinamentos". Lee nunca acreditou nisso, mas seus amigos sim. Então seus amigos, incluindo sua mulher que na época era namorada, acabam se envolvendo com o guru e algo terrível acontece. Uma cerimonia, uma morte, um guru sumido e vários mistérios. Foi isso que sobrou no ano de 1966 e agora Lee tem a missão de desvendar o que realmente aconteceu para ter causado tanto estrago em seus amigos.

Um Passado Sombrio tem uma proposta extremamente interessante que me conquistou logo de cara. Através do livro pude ter meu primeiro contato com o autor que até então, me perdoem, eu nunca tinha ouvido falar. Peter Straub tem uma escrita muito floreada e cheia de rodeios que não me conquistou e contribuiu para que minha nota para o livro fosse duas estrelas.

O livro tem como gênero terror, suspense, algo realmente mais sombrio, mas isso pode ser facilmente esquecido pois não encontramos muita coisa do que foi citado a cima no enredo. A capa, a sinopse e alguns fatores podem contribuir para que alguns leitores, como eu, pensem que teremos algo como a série Sobrenatural ou um filme de terror, mas não é bem isso que tem no livro, então esqueça os gêneros citados se não quiser se decepcionar demais com a leitura.

Ao longo do livro me senti muito cansada com a leitura, pois ao longo das página, conforme os personagens vão narrando o que aconteceu naquela noite, muita coisa se repete e acaba se tornando desnecessária. Outra coisa muito desnecessária foi colocar o mesmo nome em dois personagens principais, Lee Harwell e Lee Truax. Harwell é o autor, Truax sua mulher, que participou da cerimonia e se casou com Harwell. Claro que tem livros onde os personagens tem nomes iguais ou parecidos, mas nesse caso o autor não soube encaixar muito bem isso e muitas vezes fica confuso saber de quem ele está falando. Algumas vezes a narrativa do livro é em primeira pessoa, outras em terceira, tudo isso sem uma aviso prévio deixando tudo mais confuso.

Talvez, avaliando o livro bem por cima, o autor poderia ter tirado muita coisa que foi desnecessária e um pouco sem sentido.Assim a leitura seria mais agradável, mas mesmo assim me decepcionaria pois eu esperava algo com tanto terror que me faria passar horas acordadas. Mas não, não é.

O livro tem folhas brancas, o que no começo foi um choque porque estou acostumada com folhas amareladas e me esqueci que alguns livros da Bertrand tem folhas brancas, mas depois me acostumei.
Para quem vai ter o primeiro contato com o autor não recomendo o livro. Mas se você é fã da escrita dele e está mais acostumado pode aproveitar bem mais da leitura e até ama-lá.

Resenha realizada em parceria com o Grupo Editorial Record.

Você pode ler também

0 Comentários:

ATIVE AS NOTIFICAÇÕES de resposta clicando em "Notifique-me", no canto DIREITO da caixa de comentários.
Isso aumenta a interação entre blogueiro e leitor e você pode ler minha resposta :)