Resenha: O Voo da Libélula

15:35 Sofia Trindade 18 Comments

O Voo da Libélula
Autor: Michel Bussi
Ano: 2015 / Páginas: 400
Editora: Arqueiro (Editora Parceira)

Sinopse: Na noite de 23 de dezembro de 1980, um avião cai na fronteira entre a França e a Suíça, deixando apenas uma sobrevivente: uma bebê de 3 meses. Porém, havia duas meninas no voo, e cria-se o embate entre duas famílias, uma rica e uma pobre, pelo reconhecimento da paternidade.
Numa época em que não existiam exames de DNA, o julgamento estende-se por muito tempo, mobilizando todo o país. Seria a menina Lyse-Rose ou Émilie? Mesmo após o veredicto do tribunal, ainda pairam muitas dúvidas sobre o caso, e uma das famílias resolve contratar Crédule Grand-Duc, um detetive particular, para descobrir a verdade.
Dezoito anos depois, destroçado pelo fracasso e no limite entre a loucura e a lucidez, Grand-Duc envia o diário das investigações para a sobrevivente Lylie e decide tirar a própria vida. No momento em que vai puxar o gatilho, o detetive descobre um segredo que muda tudo. Porém, antes que possa revelar a solução do caso, ele é assassinado.
Após ler o diário, Lylie fica transtornada e desaparece, deixando o caderno com seu irmão, que precisará usar toda a sua inteligência para resolver um mistério cheio de camadas e reviravoltas.
Em O voo da libélula, o leitor é guiado pela escrita do detetive enquanto acompanha a angustiada busca de uma garota por sua identidade.

Resenha: O Voo  da Libélula tem um mistério intrigante e complexo, que são as duas coisas que eu mais amo em um livro. Quando comecei a leitura minhas unhas já não estavam grandes, mas quando terminei já nem tinha mais unha.
O livro de Michel Bussi mexe com seu cérebro de uma forma gigantesca que é capaz do leitor esquecer que tem uma vida real e acabar entrando de vez no mundo do livro.
Ao longo da leitura mil e uma suposições passaram pela minha cabeça, eu estava desesperada para descobrir o final, e todas as mil e uma suposições estavam erradas.
No livro somos apresentados a história através do diário de Grand-Duc e do dia a dia de Marc, irmão da Libélula. Ao contrario de alguns leitores eu adorei o diário do detetive e creio que foi uma das chaves mais poderosas que o autor colocou no livro. É por causa desse maldito diário que as minha suposições estavam erradas.
Um ponto negativo, que eu não consigo ler em nenhum livro assim, são as datas. Em cima da primeira folha de cada capitulo tem a data e hora em que os personagens estão vivendo e muitas vezes isso me atrapalhou muito. Como eu disse não consigo ler livros assim, pois sempre volto na primeira página para ver aonde estou, mas acabei "ignorando" esse detalhe e foquei no raciocínio que o livro quis passar para o leitor.
O desfecho do livro é muito emocionante, mesmo que tenha me deixado com um gostinho de quero mais (quem leu o livro vai saber o porque) foi uma investigação incrível e o autor foi muito delicado ao esconder o final a sete chaves. Sendo assim o livro não é nem um pouco previsível e o leitor só descobre o fim da trama nos últimos capítulos.
O Voo da Libélula merece todos os prêmios que recebeu. Bussi é um autor com uma inteligência incrível e seus personagens são tão curiosos que a cada passo que eles dão sentimos a personalidade forte que eles tem.
Nota: 

Você pode ler também

18 comentários:

  1. Olha eu tenho o livro em minha estante e tenho bastante interesse de fazer a leitura, mas eu ainda não tive oportunidade. Estou esperando um momento certo para fazer a leitura, porque eu não estou no clima sbae? Mas espero gostar bastante, porque adorei tudo que você contou e também seu ponto de vista me convenceu e me deixando bastante curiosa. Parabéns. Continue assim, porque você escreve muito bem viu?

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-o-circulo-de-pedra.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada pelos elogios Silvana.
      Espero que goste da leitura.

      Excluir
  2. Esse não é aquele livro que tem um filme? Se for, quero haha
    Adoro livros com certo tipo de mistério, que pena que o detetive foi assassinado, eu só ficaria mais angustiada lendo esse livro haha
    Adorei saber um pouco mais da história rs

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho certeza se o livro tem filme. Mas acho que não.
      Você irá ter uma grande surpresa.
      Boa leitura.

      Excluir
  3. O livro parece bom mesmo hein? :O Adoro leituras com suspense, mistério e tal. Então não preciso falar que esse já entrou para os desejados, né? rsrs
    Adorei sua resenha, me deixou curiosa para ler a obra, preciso comprar! D:
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  4. Olá; tenho visto opiniões bem controversas sobre esse livro, de forma que ainda não me decidi por lê-lo ou não. A sinopse é bem interessante, além da capa bonita; gostei da resenha. Eu até gosto de livro com datas, mas sempre fico fazendo contas sobre quanto tempo se passou de uma cena a outra e acabo me dispersando um pouco.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mari. Depois que fiz a resenha entrei no skoob e achei opiniões bem diferentes da minha. Mesmo assim ainda acho um livro muito bom e bem feito.

      Excluir
  5. Olá!
    Estou doida para ler O Voo da Libélula desde que soube do lançamento. A premissa é bastante interessante e pela sua resenha é o tipo de leitura que me agrada.
    Muito curiosa para ler e desvendar esse mistério da trama que parece excelente!
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  6. Li a resenha desse livros faz um tempo, é pra ser honesta, não me interessei! Achei que seria mais um livro idiotinha e sem futuro, e pasmem, me enganei haha. Adoro casos assim, com suspense, drama e mistérios, um prato cheio para a imaginação! Obrigada pela resenha, estarei lendo em breve!

    Beijos
    http://blogbicicletario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que capa mais linda e esse nome? Me lembra um filme que eu adoro!
    Gostei bastante da sua resenha e já coloquei o livro na minha cesta de compras.. espero gostar tanto quanto você.

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu tinha visto o livro entre os lançamentos da editora, mas não achei que ele foi tão bom quanto sua resenha falou, adoro livros que trazem um bom mistérios e junto com drama fica perfeito *--* Espero poder lê-lo.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  9. Oi Sofia, tudo bem?
    Não imaginava que o livro fosse tão bom.
    Gosto de livros com mistérios, mas principalmente que sejam surpreendentes e esse pelo jeito vou adorar.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angélica.
      Ao meu vero livro foi muito bom. Mesmo tendo críticas ruins eu gostei.
      Boa leitura.

      Excluir
  10. Oi Sofia
    Adorei sua resenha, e tenho muita vontade de ler este livro! Eu adoro roer unhas em uma boa investigação e fazer suposições"! Os elogios me convenceram a ler ainda mais o livro. Eu acredito que eu nao tenha muitos problemas com datas!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Sofia, coisa linda quando isso acontece, não az bem para as unhas mas é sinal de uma ótima leitura!
    Não sei se você ja respondeu, mas te indiquei na tag calculos!
    Bjs da Le
    Le Versos & Controvérsias

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito de saber que o livro é misterioso e complexo, e principalmente que mesmo pensando em mil suposições você não acertou nenhuma, sendo surpreendida no final, e é disso que eu gosto, ser surpreendida.
    Fiquei muito curiosa e já está anotado! Espero poder ler me breve, beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá, que bom que o o livro te fez querer entrar no mundo dele e esquecer do real, sinal que o livro é muito bom. Segunda resenha super positiva que leio desse livro, fiquei curiosa para ler esse diário aí e entrar nessa investigação também, assim que puder vou lê-lo.

    Ótima resenha, conseguiu me deixar bem curiosa.

    bjs

    ResponderExcluir

ATIVE AS NOTIFICAÇÕES de resposta clicando em "Notifique-me", no canto DIREITO da caixa de comentários.
Isso aumenta a interação entre blogueiro e leitor e você pode ler minha resposta :)