Resenha: Se eu ficar

21:46 Sofia Trindade 6 Comments

Se Eu FicarAutora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581635415
Ano: 2014
Páginas: 224
Tradutor: Amanda Moura

Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

Resenha: Se eu ficar é o tipo de livro que nos faz refletir sobre muitas coisas da nossa vida e a forma que a autora usou para nos mostrar isso foi muito criativa, bonita e bem aceita pelos jovens leitores. Mesmo assim, como em vários livros, vemos alguns pontos que não nos agrada ou não chama nossa atenção ou a autora deixou a desejar. No caso, o que não me chamou a atenção foi o clichê romance entre Adam e Mia. No livro vemos o amor representado de várias formas: o amor entre casais, entre amigos, entre a família e o amor, que me deixou mais emocionada, entre irmãos. Esse sim, na minha opinião, é o tipo de amor que a autora deveria ter dado uma atenção maior. Talvez se essa pequena mudança tivesse acontecido o livro não teria aquele tipico romance conquistador de adolescentes apaixonadas. Adam pode até ter dado uma bela prova de amor, mas quando vemos o namoro deles antes dos fatos ocorridos vemos que é sim um romance clichê.  Mas tirando isso, a escrita da autora é bem leve e gostosa é um livro de ótima leitura, e bem fácil de acompanhar, principalmente porque foi dividido em duas partes: a vida de Mia antes e depois do acidente. Com uma tacada de mestre a autora termina o livro deixando uma dúvida angustiante que só é "esclarecida" no próximo livro. Não foi um livro tão maravilhoso e espetacular, ou um livro que me fez chorar litros, como vi algumas pessoas dizendo, mas foi um livro que me fez pensar um pouco no sentido da vida e como ela pode mudar de uma hora pra outra. Recomendo para quem quer relaxar um pouco ou ler um livro leve depois daquela leitura pesada.

Reconhecimento
Hoje, fiquei muito feliz pois o blog foi indicado e elogiado por outra blogueira. Ela fez um comentário muito fofo e fiquei extremamente satisfeita de ver que meu esforço tem dado certo. O comentário dela foi o seguinte: "É um blog literário e de opinião com estilo. Isso porque aborda temas literários de maneira crítica e objetiva, sem se limitar a resumir a história. Também aborda temas do dia a dia, como compras na internet, relação professor x aluno, com pitada de crítica construtiva. Enfim, é um blog que respeita e instiga a inteligência crítica do leitor.
Eu amei esse blog e super indico, pois nele tu vai encontrar amor, carinho, respeito pelo leitor e muita informação."
Como não ficar feliz com um comentário desse? Quem quiser conferir o blog dela é só clicar aqui.

6 Comentários:

ATIVE AS NOTIFICAÇÕES de resposta clicando em "Notifique-me", no canto DIREITO da caixa de comentários.
Isso aumenta a interação entre blogueiro e leitor e você pode ler minha resposta :)

Mini Debate: Os dois lados da moeda - Aluno x Professor

21:31 Sofia Trindade 9 Comments



Eu estudo em escolas públicas desde que me entendo por gente. Não ligo muito pelo fato de ser pública, até porque vejo escolas públicas maravilhosas. Mas desde que entrei no Ensino Médio, há um ano atrás, uma coisa vem me incomodando muito. É a falta de preparação dos professores e a falta de interesse dos alunos. Então decidi mostrar um pouco da minha experiência até aqui e mostrar que nem sempre a culpa é do aluno.

Acho que desde que as escolas começaram a surgir existem alunos que não estão nem ai pra nada e só jogam a merda no ventilador. Você mesmo, que é estudante, pode confirmar que existe aqueles que são considerados os piores da sala. Mas existem os bons e que querem estudar e são esse alunos que são prejudicados por tanta besteira dentro de uma sala de aula. Se for parar pra pensar, desde que entrei no Ensino Médio não tenho aprendido nada mais do que a simples matéria da oitava ou sétima série. Ah mas por que? Porque eu não tenho professores. Isso mesmo! Só esse ano (2014) eu já tive exatamente 3 professores de Filosofia. O primeiro trocou de escola, o segundo se revoltou pois não conseguia dar aula e hoje (20/10/2014), depois de ter ficado dois meses com uma substituta de Geografia (isso mesmo, se falta professor é uma professora de Geografia que fica no lugar), chegou um professor que logo no primeiro dia não conseguiu dar aula. E não para por ai. Nós também fomos abandonados pelo professor de Historia, de Física, de Português, de Artes e de Geografia. Resultado? Duas professoras substitutas que não sabem nem ensinar a própria matéria, pois elas ensinam Geografia, ocuparam o cargo dos professores que faltaram e deram nossas notas. "Ah Sofia, mas elas estão ajudando vocês a não repetir de ano". É, até séria uma ótima ajuda, se os alunos não ganhassem nota de uma forma horrível e escrota. Geralmente a forma de avaliação é assim: A apostila vale 2, o caderno 2, comportamento 2 e as provas 4. Com as "anjos de nota" ficou assim: Copie os 3 textos que eu passei o bimestre inteiro e puxe o meu saco que eu te dou no minimo 5 e no máximo 7. Isso mesmo, em pleno segundo ano do Ensino Médio nós somos obrigados a copiar textos para ganhar nota. Quer que a situação melhore? Pois não melhora! Não são as professoras que passam o texto na lousa, são as alunas que aceitam passar. As professoras passam texto que não tem exatamente nada a ver com a matéria que elas estão substituindo e o pior elas não leem o texto e não explicam a matéria. Resultado: Eu perdi dois anos da minha vida no Ensino Médio. Dois anos de nada.
Eu ouço professores reclamando do salário e da falta de apoio do governo. Tá ate ai tudo bem, só que não é porque eles não ganham um salário adequado que devem deixar de fazer seu papel de professor. A minha mãe é professora e achei extremamente estranho, pois há uma semana estava pensando em fazer esse post, quando nos deitamos e ela (sendo professora e ganhando muito pouco), me falou que os professores de hoje em dia estão desistindo de suas responsabilidades. Detalhe, ela é professora de Educação Infantil e não de Ensino Médio. Eu entendo que está bem difícil de dar aula em uma situação dessa, só que quem está sendo prejudicado são os alunos que querem aprender. Alunos como eu, que precisam de apoio para escolher uma carreira que goste.
Eu só espero que essa situação mude e que ano que vem não seja mais um ano perdido. E que os professores não desistam de nós alunos. Pois um precisa do outro. Enquanto isso, infelizmente, vou ter que acordar as 6 da manhã para ir para a escola simplesmente ler (até porque eu aprendo mais com os livros do que com as matérias).

9 Comentários:

ATIVE AS NOTIFICAÇÕES de resposta clicando em "Notifique-me", no canto DIREITO da caixa de comentários.
Isso aumenta a interação entre blogueiro e leitor e você pode ler minha resposta :)

Coisas que lembro da minha infância

17:37 Sofia Trindade 8 Comments


Oi Pessoal!!
O dia das crianças está chegando e todos estão se preparando para lembrar dos bons momentos que teve na infância. Então decidi fazer um post, mostrando as coisas que eu aprontava com minha irmã quando era pequena. Vamos lá?!

8 Comentários:

ATIVE AS NOTIFICAÇÕES de resposta clicando em "Notifique-me", no canto DIREITO da caixa de comentários.
Isso aumenta a interação entre blogueiro e leitor e você pode ler minha resposta :)

Resenha: O Céu vai ter que Esperar

17:11 Sofia Trindade 2 Comments


 O Céu vai ter que esperar!Autora: Cally Taylor
Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 9788528614916
Ano: 2011
Páginas: 364
Tradutor: Bruna Hartstein


Sinopse: Lucy Brown está prestes a se casar com o homem dos seus sonhos. Contudo, na véspera da cerimônia, ela sofre um acidente fatal. Agora ela terá que escolher: aceitar uma vida inteira longe de sua alma gêmea e ir para o céu, ou ficar com seu amor, sob a forma de fantasma. Vencedora de diversos prêmios, esse é o romance de estreia de Cally Taylor.



Resenha: Cally Taylor, autora do livro, mandou super bem ao escrever um livro engraçado, fácil de entender e com um final surpreendente.
Li o livro, por indicação da minha irmã, e não me arrependi nenhum pouco. O que mais gostei é que a autora vai sempre direto ao ponto sem aquela enrolação que vemos em muitos livros, principalmente de romance, por ai. No livro vemos alguns personagens bem estranhos, engraçados e loucos. A própria personagem principal é bem louca e sua história de vida arranca várias risadas.
A leitura é bem fácil e serve pra quem tem tempo ou é muito atarefado, até porque é um livro tão agradável e rápido que a  gente nem percebe que acabou.
O final foi maravilhoso e muito bem feito, e é nesse ponto que a autora mostra sua criatividade. Eu ficaria ainda mais surpresa com o final, se minha irmã não tivesse me contado o que acontece.

Nota: 8

2 Comentários:

ATIVE AS NOTIFICAÇÕES de resposta clicando em "Notifique-me", no canto DIREITO da caixa de comentários.
Isso aumenta a interação entre blogueiro e leitor e você pode ler minha resposta :)

Minha experiência com compras online: Submarino x Saraiva

14:52 Sofia Trindade 4 Comments


Oi Pessoal. Hoje meu oi é sem acento de exclamação mesmo, pois estou muito nervosa!
Desde a semana passada decidi fazer um post sobre as compras que eu fiz em duas lojas muito famosas, a saraiva e a submarino. Vou tentar colocar cada detalhe das 3 compras que realizei (2 na submarino e 1 na saraiva), e colocar os pontos positivos de cada uma. Então vamos lá

4 Comentários:

ATIVE AS NOTIFICAÇÕES de resposta clicando em "Notifique-me", no canto DIREITO da caixa de comentários.
Isso aumenta a interação entre blogueiro e leitor e você pode ler minha resposta :)